Nós mentais




A geração saúde não sabe o que quer.

A geração saúde só conhece o tédio.


Eu não sei muita coisa, mas o que sei é que isso me assusta. Acho que a minha geração é marcada por uma insatisfação e uma dúvida que é preocupante. Ninguém sabe o que quer, só o que não quer. Nossos pais sempre souberam que estavam no mundo para a revolução da liberdade, eles viam o mundo enclausurado e lutaram pela liberdade que temos hoje. Eu sei que o mundo ainda não está como eles sonharam, mas pelo menos eles lutaram por algo que sabiam o que era.
A geração anterior à minha também tinha alguns ideais. Era a geração coca-cola que negava tudo o que era anterior a ela e abraçou a cultura de massa. Para eles, o novo era a solução. Não que estivessem certos ou errados, mas ainda assim tinham seus ideais. E os jovens de hoje, que bandeira levantam? A do tédio, creio eu. Ninguém faz nada, ninguém sabe nada, só a chatice impera.
Hoje estava no ônibus vendo uma propaganda de mais um livro de auto-ajuda, e fiquei pensando que é isso que as pessoas consomem agora - a felicidade fácil. As pessoas estão tão desesperadas em serem felizes que aceitam qualquer teoria para o caminho da felicidade. Aceitam pastores que se clamam enviados de Deus, com soluções mágicas em troca de dinheiro. Compram livros que também têm soluções rápidas para toda e qualquer queixa.
Cultuamos nossos corpos e a idéia falsa de informação que a internet nos traz. Falsa porque passamos praticamente o tempo todo no msn, orkut e sites de celebridades. Aliás até o mundo das celebridades reflete como pensamos e o que cultuamos: a beleza de modelos anoréxicas e a atitude de milionários que não fazem nada além de encher a cara.
Onde vamos parar com isso?

"Jump out the window if you are the object of passion. Flee it if you feel it. Passion goes, boredom remains."
Coco Chanel

Eu não quero complicação, quero solução. Às vezes fico com uma neurose besta por estar envelhecendo, mas quer saber? É ótimo ser mais objetiva. É muito bom treinar a cabeça a deixar de ser teimosa, esse besteira de dar murro em ponta de faca só para provar que consegue. O meu orgulho continua me traindo, mas aos poucos estou aprendendo a aceitar o que eu não posso mudar. Não espero pelo ideal e sim, pelo certo.
Isso agora me dá tesão: quem sabe o quer quer - coisa rara hoje em dia. Da geração saúde só quero o nome.

"
Don't spend time beating on a wall, hoping to transform it into a door."
Coco Chanel

Comentários

Unknown disse…
Será que nossa geração só vai herdar e quando ficar mais madura se perceber "como nossos pais" igual Elis cantava, somente no modo de criar filhos, levando alguns erros nesse pacote pro futuro?

Você me lembrou o movimento dos caras pintadas! Você lembra que a UNE estava organizando o movimento e os jovens estavam engajados em mudar alguma coisa mesmo? Mas o que eu estou percebendo é que a faixa etária das manifestações está caindo. A UNE é ligada ao PC do B que é aliado ao governo. Manifestações, nunca! Então se vemos todos como grupo e os jovens da nossa idade não estão preocupados com isso o que vamos ter, crianças irritadas nas ruas? Crianças protestando? Porque eu ainda lembro de no colégio haver alguma indignação. E da sinceridade das crianças que depóis de corrompiada vira apatia! Claro que havia mais rebeldia e vontade de beijar no recreio do que indignação, mas tinha sim!
E as drogas estão perdendo o caráter de recreação e chegando no nível da fuga, e eu entendo completamente, assim como os livros de auto-ajuda, que de certa forma nos ajudam a fugir, a drogas também estão ajudando a deixar a geração inteira mais calma. Você sabe que eu não sou nada conservador mas a mente tinha que se abrir mais! Algumas drogas até colaboram pra isso! Mas cadê a vontade? Eu vou tomar uma dose de uísque porque me estressei. (só pra descontrair, nem vou...)

=**

Postagens mais visitadas