"Lua e Estrela"


"A gente só precisa descobrir qual é o plano por trás da vida para acertarmos sempre"

Entre um chopp e outro sempre surgem algumas divagações bem interessantes. Pode parecer engraçado mas tenho pensado mais do que o normal. Fico refletindo sobre os planos de Deus, se é que ambos existem, sobre as lógicas do mundo, se podemos dizer que coincidências existem e por aí vai.
Ontem li um livro sobre estatísticas que mencionava um monge que queria provar a existência de Deus através da matemática. Ele não conseguiu o que queria, mas foi responsável por um cálculo muito importante para a ciência. Seria vontade Divina ou mero acaso?
O mesmo livro também falava que para ter sorte no amor ou em qualquer escolha aleatória, você será bem sucedido caso pegue como certa 37% da amostra total. Por exemplo, se quiser o homem perfeito de 100 no total, a chance de ser o 37º é maior do que o último. Mas será que a vida pode ser resolvida por cálculos matemáticos? Hoje escutei outra teoria que poderia se relacionar com essa.

"Tão somente o teu segredo e mais uns 100"

Se você mentalizar o filme Matrix, fica bem mais simples de entender. Pense em um programador criando uma realidade virtual. O avatar que ele está desenvolvendo precisa se inserir no espaço e se locomover, obedecer algumas leis, não pode ocupar o mesmo espaço de um outro avatar e por aí vai.
O que naturalmente nos vem à mente é um avatar similar ao ser humano com dois olhos para reconhecer o espaço, pernas para se locomover etc. Mas não precisa ter essa forma necessariamente.

"You're the chosen one, there's no turning back"

Depois disso, o programador teria que criar eventos para cada avatar. Para cada evento, uma sucessão de outros indefinidamente. Por exemplo, pense em um conto de fadas no qual o dragão captura uma princesa que é salva por um príncipe.
Essa é só uma sequência de eventos prováveis e que por acaso tem o final feliz. A ordem poderia não ser essa. Para começar o dragão poderia ter escolhido comer a princesa ao invés de seqüestrá-la. Ou queimá-la com uma baforada. Ou ainda, voar para outro lugar longe da princesa histérica e bater papo com outro dragão entediado.

DRAGÃO:
1 - sequestrar princesa
2 - voar por aí
3 - comer a chata da princesa
4 - queimar a vadia (burn princess burn!)

Veja que é somente no evento "dragão seqüestra princesa" que o príncipe toma atitude para salvar e consequentemente casar com a princesa. Assim, é fácil concluir que se a princesa for esperta e descobrir que de 4 opções é só em uma que ela se casará com o homem de sua vida, ela fará questão de ficar dando sopa para o dragão levá-la. Se for mais esperta, criará uma sociedade de falsos seqüestros com o dragão e será a mulher mas requisitada nos reinos de fantasia. Não será só bem casada, como também rica e poderosa!

Voltando à comparação da programação com nossa vida, vemos muitas semelhanças dos avatares conosco, dos eventos com nossas vidas e até o programador com Deus. Pensando assim, faz todo sentido tentar descobrir todas as nossas opções para ver qual é a solução que mais vale a pena. Se conseguirmos levantar e catalogar todos os eventos possíveis e também os conseqüentes a cada tomada de decisão, a chance de errarmos é nula.
Fica inevitável lembrar em alguns dos meus erros e acertos. Lembro de uma vez que tentei sair do meu antigo emprego e fui fazer entrevistas em uma conhecida empresa de móveis. Após ter sido aceita, eu percebi que não queria continuar e caso fosse, iria me arrepender amargamente no futuro. Resultado: fiquei no emprego por somente quatro dias, voltei para o antigo e um mês depois estava indo para meu emprego atual.
Se eu tivesse previsto todas essas possibilidades não teria passado pela empresa de móveis. Se tivesse previsto todos os eventos possíveis, com toda certeza escolheria a opção que mais me fizesse feliz. O problema é que nem sempre isso é possível. A princesa pode fazer um pacto com o dragão, mas como antever a ação do príncipe? Ou então, e se ela acabar atraindo o príncipe errado?
Além disso não é sempre que podemos confiar em nossa percepção de realidade. Muitas vezes nos afobamos e acabamos cegos, tateando a verdade e tendo uma visão distorcida da mesma, como quando acreditei que minha opção de trabalho seria na tal empresa.
Se não houver como prever sempre, que ao menos possamos nos informar ao máximo. E se não houver como se informar, que ao invés de tatear cegamente por aí, que possamos calibrar e confiar em nossa intuição.


"Quem é você, oh oh oh qual o seu nome
Conta pra mim, diz como eu te encontro
Mas deixa o destino, deixe ao acaso
Quem sabe eu te encontro
De noite no Baixo"





ps.: esse post vai em homenagem a um leitor que descobri ontem em uma conversa boa de msn. Thiago, obrigada pela atenção e pelo carinho! Tenho certeza que você vai encontrar o que procura, assim como eu também.
=*

Comentários

Lu Manuel disse…
Gatchenhaaaaaaaaaaaaa
super amei, que vc visitou o brógui!
eu nem sabia que vc tinha!

super vou divulgar!

Beijocas
=]
Anônimo disse…
Owwwwwww! Que lindo vc dedicar um poste a minha humilde pesoa Deni! Sim, nossas conversas não são frequentes, mas todas muito BOAS! MUITO!
E a figura, não poderia ser melhor, Mulan é FODA, pelo menos o mafu, rs*
E faz um super sentido a sua teoria,,em minha cabeça se abriu uma TEIA com milhões de idéias, assim, como eventos que você sitou! Mas como estou no meio de uma aula, rs, comento COM CERTEZA em casa, ok?
Bjão LINDA!
É! Encontraremos sim!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu Manuel disse…
Deniii...
vc é o que há.
uma fofa!
Unknown disse…
todo dia eu leio um pedaço desse texto científico, já pedi pra você me explicar mas não to compreendendo direito. to lesoooo.

quando eu achar que entendi eu aviso HAHAHAHAHA

mas eu concordo, concordo!

=*

Postagens mais visitadas