Jivaro - Tribo das cabeças encolhidas

Hoje conversando com a Flavinha aqui no trabalho, descobri uma tribo* que fazia um ritual macabro de encolher a cabeças de seus oponentes e fui pesquisar mais sobre eles. Internet é coisa mais macabra ainda e descobri várias coisas interessantes. Não à tôa que o mundo está como o vemos... O humor negro está cada vez mais raro e as pessoas levam as coisas cada vez mais a sério.
O "politicamente correto" jeito americano de viver está arruinando nossas vidas, criando jovens rebeldes sem causa em massa e destruindo as famílias. Os pais que não estão sabendo lidar com isso, tornam-se cada vez mais ausentes e utilizam como válvula de escape para essa opressão a bebida e o cigarro.

Tudo isso porque não podemos ter acesso ao humor livre. Se brincamos com a cor de alguém somos taxados de racistas; se é com o sexo, machista ou feministas; se for com o dinheiro, se é com a cara de psicopata de alguém, somos taxados de esnobes. Mas, meu povo, alguém me responda por favor: ONDE FOI PARAR O HUMOR LIVRE?

O que me fez parar para pensar nisso foi esses brinquedos:


Hoje em dia esse tipo de brinquedo sofreria repercussão nacional porque a sociedade escandalizada iria dizer que eles estimulam a violência. Sinceramente isso é mentalidade de pais preguiçosos e ausentes que não sabem dar educação aos filhos. Não mostram que isso é um brinquedo baseado em um fato histórico e que tentar arrancar e encolher a cabeça dos amigos não é certo, simplesmente pelo fato de que se alguém tentar encolher a sua cabeça, você não iria apreciar muito.
Falta às pessoas noção do que é certo e errado; do que é humor e do que não é. Saber rir de coisas sérias não é necessariamente algo ruim. As pessoas estão parando de rir de si mesmas, estão preocupadas demais em parecer umas melhores que as outras. Isso faz com que tudo que você fale pareça algo preconceituoso e que queira ofender e diminuir os sentimentos dos outros, quando na verdade um pouco de inteligência e bom humor saberia distinguir a diferença das coisas.
O mundo precisa de mais risadas e de mais alegria, sejam elas irônicas ou não.


*Nos tempos pré-colombianos a arte de encolher cabeças era disseminado na àrea andina. Alguns textos antigos dão descrições precisas de cabeças encolhidas e os métodos de preparação pelos índios da costa equatorial. Para entender os motivos por trás da preparação da tsantsa é preciso entender que ela possui tsarutama, ou poderes mágicos. Por isso, as cabeças eram tidas como troféus e a maiorira dos índios Jivaro considerariam qualquer vitória sobre o inimigo incompleta caso não conseguissem retornar sem nenhuma tsantsa.
A razão mais importante para a preparação da tsantsa era paralizar o espírito do inimigo preso à cabeça para que não pudesse fugir e se vingar contra o assassino. Conseguir troféus após uma batalha também era motivo para aumentar o poder pessoal do guerreiro, conhecido como arutam.

fonte: http://www.head-hunter.com/tsantsa.html





Comentários

Unknown disse…
Se essa gente doida não taxasse tudo como absurdamente-politicamente incorreto, como você bem disse, não teriam nem a chance, quem sabe, de aprender sobre uma tribo que encolhia cabeças! E o pior, nunca aprenderiam sobre isso tudo com tanto bom humor, tudo bem, humor bem afiado, mas humor!

É exatamente esta confusão entre o certo (engraçado) e o errado (sério) que acabam por fazer. Porque o errado também pode ser engraçado e continuar sendo errado, e porque não rir dele? (tudo culpa dos pais, mais uma vez!)

E além do mais, eu bem acho que alguns mereciam ter as cabeças encolhidas pra não sair mais o espírito e nem as idéias tão más que acabm com o nosso mundo! Pronto, falei! Isso faz de mim um Jivaro?

O mundo precisa de mais risadas e de mais alegria, sejam elas irônicas ou não.(sic)

:D

Postagens mais visitadas