Achei minha musa inspiradora!


SÃO PAULO - Cachaça, fumo de rolo e namorar muito são os segredos da baiana Silvina Rosa de Jesus para a sua longevidade. O registro de nascimento datado de 20 de junho de 1888 - apenas um mês após a abolição da escravatura no país -, comprovam os 119 anos de vida. "Bem vividos", faz questão de dizer. Para se ter uma idéia do que isso representa, em 1914, quando estourou a Primeira Guerra Mundial, Silvina já tinha 26 anos. Em 1950, com a chegada da TV no país, ela estava com 62 anos de idade.

- Ainda vou longe -desafia.

Pela idade ela pode ser a mais velha de São Paulo, talvez do mundo. Silvina nasceu e foi criada na roça, no interior da Bahia, numa cidade chamada Jacaraci. Depois de namorar muito, ela se casou e teve seis filhos.


Atualmente mora com a sua caçula, Anelita Covas de Souza, de 62 anos, numa casa simples, no Jardim das Esmeraldas, no extremo da zona oeste da capital.

Apesar de dizer que não tem problemas de saúde, o tempo deixou suas marcas. Silvina enxerga muito pouco e tem que pedir para a filha ligar a televisão com som alto para ouvir as missas do Padre Marcelo Rossi. As pernas são frágeis e ela não consegue mais andar. Os longos períodos em que trabalhou na enxada também deixaram seqüelas nas costas, e hoje a coluna é curvada. Rindo, ela diz que ainda é uma mocinha e tem boas recordações da juventude.

- Acordava cedo para capinar. Era uma delícia plantar arroz, milho, feijão, mandioca - recorda.

O cigarro de rolo e a cachaça ela só abandonou perto dos 100 anos.

fonte: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/08/18/18_MVB_sp_silvina1.jpg

Comentários

Unknown disse…
HAHAHAHAHAHAHA
depois dizem que bons hábitos alimentares resumem-se somente à salada!!! essa geração saúde anabolizada, né?
que isso? o fumo de rolo e a cachaça levaram essa senhora à felicidade! pra mim falta namorar bastante, será que eu chego? :S

:*

Postagens mais visitadas