A antiga arte de desconversar

Ultimamente tenho tido um problema de opinião sincera demais. Meus amigos por serem meus amigos merecem a verdade, mas como a verdade às vezes dói, preciso usar como artifício a antiga arte de desconversar ou ainda, apelar para a de criar impressões falsas. Como meus amigos são insistentes quando fazem perguntas e esperam uma opinião sincera, vai ser difícil fugir.

Na época em que estava fazendo meu projeto final na faculdade criei o "mundo encantado" junto com minha parceira. Caso a banca fizesse alguma pergunta e nós não soubéssemos a resposta, imediatamente começaríamos a fazer malabarismos e a cantar bem alto. Enquanto a banca estivesse se perguntando o que p**** aquilo significava, sairíamos correndo sala afora.

Essa é uma técnica suicida, mas acaba com a dor na hora.

É bem parecida com a do elefante cor-de-rosa no céu, mas sem a mentira. Dela podemos tirar várias derivadas como fingir que alguém está nos chamando, fingir que o telefone está tocando etc etc. Geralmente incluem a falta de noção aliada à falta de verdade, então as descarto. Prefiro uma que a pessoa tire sua própria conclusão ou então que saia por livre e espontânea vontade.

Por exemplo: caso alguém chegue para mim e pergunte minha opnião sobre um desenho de próprio punho. Minha resposta seria um sorriso bem largo seguido de uma outra pergunta: "O que você acha?!". Poderia ainda balançar a cabeça (ainda sorrindo largamente) e dizer: "Nossa, nem acredito que foi você que fez! Nooooossa!". Nessa hora conto com a boa educação da pessoa em não insistir e saio calmamente. Não é aconselhável ficar e esperar algo como: "O que você gostou mais?", pois ficará mais difícil de se esquivar.

Corre viado, corre!

Fazer a pessoa sair por livre e espontânea vontade já requer um pouco mais de dedicação e há o problema de você poder se tornar uma pessoa adstringente*. Esse método ainda gera comentários entre entre seus outros amigos e talvez algumas sessões psiquiátricas. Bem, já que você está interessado em saber digo logo que morro de vontade de fazer isso.

O negócio é o seguinte, quando a pessoa lhe perguntar o indesejável você se bate. Eu ainda daria umas tremidas com a cabeça e soltaria grunidos. Quanto mais ela perguntar, mais intensas são os tapas. É infalível. Se a pessoa não se assustar e sair correndo, ela provavelmente vai perguntar se está tudo bem, então você volta ao normal e diz que sim, mas que está um pouco cansado e quer ir para casa.


*pessoa adstringente é aquela que acaba com qualquer rodinha de amigos. Normalmente cada um arruma algo para fazer e a deixa sozinha. Vale ressaltar que pessoas adstringentes não são convidadas para aniversários, casamentos, reuniões ou batizados.

Comentários

Postagens mais visitadas