Mendiga Gucci

Não é novidade nenhuma que o centro do Rio de Janeiro esteja abarratado de mendigos. Também não é surpresa reconhecê-los na rua, já que no seu dia-a-dia algumas pessoas acabam virando coringas, aquele tipo de figurinha marcada. Eu tenho debaixo da manga três deles:

1 - O Buda.

É o mendigo que fica sentado no Passeio e que (pasmem!) parece um buda. Ele fica sentadinho na mesma posição todos os dias, é gordo, fica com um olhar de paisagem e só usa uma bermuda (um claro sinal e desapego aos bens materiais).

2 - O Peitinhos Caídos

Esse não te um lugar fixo. Já o encontrei em difrentes partes do centro, mas o lugar mais comum é andando entre os carros no meio da Av. Rio Branco. Assim como o Buda, ele só usa uma bermuda, deixando os peitinhos flácidos e mulambentos à vista de qualquer um. Ele é o típico exemplo de pessoa ue ramuito gorda, emagreceu e ficou péssima porque foi pego de surpresa pela flacidez exagerada.

3 - O Pé-pão-doce

Esse é o mais querido de todos, pois arranca suspiros emocionados de quem quer que passe. Um dos meus colegas de trabalho comparou os pés do mendigo a um pão doce: fofinho, cheio de brilho com algo amarelo em cima. De tanto jogarmos praga e reclamarmos da visão incômoda do tal pezinho, o mendigo ganhou uma meia e agora só é visto usando o tal apetrecho.

Toda essa apresentação foi para divagar em cima do número 1 da lista, o Buda. Hoje enquanto passava pelo passeio de ônibus, o vi sentando como sempre, lendo um jornal. Primeiro pensei: será que ele está lendo ou só olhando as figuras? Depois me censurei pelo pensamento escroto. Por que partimos do pressuposto de que mendigos são sepre loucos ou burros? E se els forem simplesmente seres mais integentes que nós, que viram que o mundo não tem jeito mesmo e que estão aproveitando a dolce vita¹ de fare niente²?

Um dos mendigo "da minha irmã" adora assistir defesas de mestrado e doutorado da Geologia. Sim, o mendigo entra na sala de aula para assistir a apresentação, fica quietinho fazendo anotações e ainda faz perguntas no final. Outro dia fui "apresentada" a ele, o mendigo mais inteligente que já vi.

Assumo que já pensei muito no dia-a-dia dos mendigos. Já me imaginei uma mendiga, mas cheguei à conclusão de que não daria muito certo... Não digo pela parte de beber cachaça e comer pão velho e afins, dessa parte eu até que me adaptaria bem. Gosto de beber e comida não está no topo das minhas coisas favoritas. O problema seria não fazer nada o dia inteiro. Tenho certeza de que me irritaria... E vocês sabem, né? Cabeça vazia, oficina do diabo.

Eu seria aquela mendiga louca que agarra as pessoas no meio da rua, joga folha nos passantes e canta. Ole, no meu caso cantar não é legal. Incomoda, sabe? E eu cantaria bem alto para não passar despercebida. Seria do tipo de mendiga bem chata.

Hm.

Pensando bem, não seria tão diferente do que sou hoje.

¹doce vita; ²fazer nada

Comentários

Postagens mais visitadas