Liberdade

Você é livre? Você se sente livre?

Desculpe chegar assim, no meio da noite, com um clima estranho de guerra civil e sair te dando um tapa na cara. Mas a pergunta é um tapa na cara mesmo. Pensar em liberdade me incomoda mais do que pensar na morte. Ao pensar em minha vida e em todas as cruzes que carrego me levar a crer que não sou nem um pouco livre. Justo eu que sempre pensei em sair por aí, sem lenço nem documento, vivendo. Essa é uma das sensações que mais sinto saudade de sentir, durante a minha adolescência/início de juventude eu responderia sem medo: posso não ser hoje, mas estou lutando para ser amanhã.

E o que o amanhã me trouxe? Nada. Eu sei que isso vai parecer um discurso bem pessimista, derrotista, ou sei lá, mas o amanhã só me tirou coisas. Tirou o frescor das tardes, de saber que no dia seguinte tudo seria diferente. Eu não sinto mais isso... Apesar de me animar ainda, e me alegrar com conversas, pessoas, amores, viagens, dinheiro, trabalho bem feito. É uma sensação estranha essa que ficou.

Lembro-me do livro "As horas" e lá tem um trecho que exemplifica muito bem isso. A Mrs. Dalloway do presente está conversando com alguém sobre felicidade e menciona que lembra, ao ser mais jovem, de esperar pela felicidade, de sentir "o momento" e achar que tudo isso ainda viria. E no presente ela finalmente descobre, aquele era o momento. Ali foi o ápice de tudo.

Acho que a liberdade utópica faz parte desse "momento". E olhe, não tive isso só uma vez não, fico feliz que já me senti assim várias vezes. E o melhor, eu sabia que estava feliz. Mas não era essa palhaçada de adolescente de beber e não lembrar de nada. É a certeza de poder relaxar e sorrir a ponto de pensar: se hoje fosse meu último dia, seria um final e tanto. 

Hoje pela primeira vez consegui chorar pela constante ausência da minha avó. Eu pensei que fosse ser mais fácil me despedir um pouco mais a cada dia, mas não é. Ver uma mulher forte e alegre, que conseguiu criar suas duas filhas sozinha, nesse estado tão vulnerável está sendo cada vez mais estranho. E triste. Definitivamente liberdade é um conceito que não existe.


Comentários

Postagens mais visitadas